MULT CONSULTORIA EM RH
(Desde 2004)
Um dos assuntos mais discutidos dentro das organizações hoje é a Liderança. Após algumas transformações na maneira de se fazer gestão, ampliando o foco que antes estava restrito aos
negócios para as pessoas e como elas podem e devem trabalhar, essa
figura passou a ser o centro motivador de grandes conquistas, uma vez que é capaz
de impulsionar o crescimento de outras pessoas e das empresas em que se
encontram. Mas ainda temos que tomar cuidado para não interpretarmos de maneira
errada o que vem a ser a liderança e como exercê-la de modo positivo.
Ao longo dos anos
instituem-se, nas maiores empresas do mundo, políticas de governança baseadas
em estruturas verticais e sólidas. Isso fazia com que cada pessoa soubesse
exatamente o que deveria fazer e quem eram as pessoas responsáveis por dar as
ordens. A flexibilidade era muito baixa e os profissionais funcionavam como que
em uma grande máquina, cuja velocidade de trabalho era ditada de cima para
baixo.
Hoje a situação é muito
diferente, as pessoas dentro de uma organização assumem diversos papéis para
conseguirem executar com sucesso suas tarefas. A verticalização deu espaço aos
organogramas horizontais, que priorizam a intercomunicação entre as diferentes
áreas de uma mesma empresa. Os resultados não são mais vistos apenas como fruto
da somatória dos bons desempenhos individuais, é preciso que toda uma equipe se
motive para conquistar objetivos comuns.
Essa evolução trouxe
mudanças em relação à forma de se gerenciar. Antes, se cada um era visto como
um componente isolado e responsável apenas por suas atividades, direcionado
pela antiga figura do chefe, hoje, esse mesmo indivíduo faz parte de um
verdadeiro time, com influência direta nos resultados de todos. Por isso, a
figura do profissional centralizador foi substituída pelos líderes, capazes de
interagir com uma série de indivíduos, estimulando-os a obter os melhores
resultados, da maneira mais colaborativa possível e ainda priorizando o
auto-desenvolvimento.
Como
saber se posso ser um líder?
Ao contrário do que muitos
pensam, exercemos a liderança todos os dias, em maior ou menor escala,
dependendo do perfil de cada indivíduo e da situação em que nos encontramos.
Diferentemente do que acontecia no passado, esse título não é concedido pela
empresa, ou seja, a liderança não representa um cargo, mas, sim, um papel a ser
exercido. Isso faz com que você possa liderar independentemente do seu
“status”. Desde o mais simples funcionário até o presidente de uma
multinacional, todos têm a capacidade de fazer isso. O líder é aquele que
facilita aos profissionais da sua equipe brilharem, se desenvolverem
constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema
onde estão inseridos.
Por isso, se deseja
tornar-se um líder trabalhe muito, pague o preço e desenvolva suas
competências. Sejam quais forem suas atribuições, alcance a excelência.
Lembre-se que se você conseguir melhorar 1% a cada dia, no final do ano terá
atingido um índice de crescimento superior aos 300%. Com certeza isso será
reconhecido pelo grupo e, conseqüentemente, pela empresa em que trabalha. Não
se deixe guiar apenas pelo “status” e pelo poder que um cargo de liderança pode
lhe trazer, já que esse não deve ser o objetivo de um profissional que exerce
esse papel. Deseje, sim, ser uma pessoa capaz de realizar transformações em
benefício de seus companheiros de trabalho e de sua empresa.
Qual
deve ser o foco do trabalho de um líder?
Existem dois grandes focos
de trabalho para um líder: nos resultados e nas pessoas. Você pode se perguntar
qual é o “melhor”, correto? Bom, nesse caso minha resposta é simples, os dois!
Como em outros aspectos de nossa vida, é importante mantermos o equilíbrio para
obtermos sucesso. Quando se persegue apenas os resultados, corremos o risco de
deixarmos nossa equipe desmotivada e sem a atenção que devem receber. No caso
contrário, quando trabalhamos apenas para o bem estar de nossos companheiros de
trabalho podemos deixar de atingir nossas metas. Por isso, o líder deve estar
atento aos resultados e ao modo como eles estão sendo conquistados. Não podemos
ter uma equipe que bate as metas todos os meses, mas que não tem um bom
relacionamento ou estão sempre em situações de desgaste emocional. O contrário
também não é desejado, um grupo de profissionais muito bem emocionalmente, mas
que não gera conquistas e crescimento para a empresa. Portanto, é importante
obter resultados através do desenvolvimento da equipe.
Quais
competências um líder deve ter?
Acredito que para se tornar
um bom líder é preciso desenvolver algumas competências, independentemente do
cenário em que você pretende atuar. Por isso, analise como anda trabalhando e
reflita sobre os sete pontos que vou descrever abaixo, considerados básicos:
1. Desenvolva a visão de
curto, de médio e de longo prazo - O líder precisa ter uma visão de futuro
atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números.
Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de
suas expectativas e as formas de alcançá-las;
2. Oriente-se para
resultados em equipe - Além de ter uma visão futura bem definida, é necessário
criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados
extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe
por dedicarem a sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo,
assim, do desenvolvimento de competências;
3. Tenha senso de realidade
- O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e
o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar
a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o
sucesso dos negócios e da equipe é uma característica fundamental para um líder
extraordinário e orientado para bons resultados, que permitam crescimentos na
área profissional e pessoal;
4. Mantenha-se flexível - A
flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os
resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma
forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um
problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o
destino final é essencial;
5. Reconheça a equipe – O
verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a forma e a freqüência com que um
líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da
equipe está em agendar reuniões quinzenais para parabenizar a equipe e
comemorar os resultados mais importantes do período;
6. Conheça a si mesmo -
Muitos líderes frustram-se por não conhecerem o perfil das pessoas que formam
sua equipe, mas antes é preciso buscar o auto-conhecimento. Aconselho a todo
líder passar por programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros.
Quando um líder conhece seu ponto fraco ele pode transformá-lo em ponto forte
ou até mesmo contratar um braço direito para suprir sua necessidade, o grande
desafio é que muitos não se permitem enxergar esses pontos a serem trabalhados;
7. Assuma a responsabilidade
- Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos
resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta
conquista e em um eventual fracasso ele deve instigar a todos a pensarem em
possíveis aprendizados com aquela situação.
Fonte: IBC - Instituto Brasileiro de Coaching.